A EMPRESA LÍDER DO FUTURO

Até poucos anos atrás, o mundo era muito previsível. Os negócios tinham uma única maneira de serem administrados e conduzidos, o sucesso era resultado de muito esforço, garra e determinação.

Hoje, o mercado tem a inconstância de uma maré. As empresas e os profissionais são desafiados a surfarem a cada segundo em novas ondas e não basta apenas se equilibrar, tem que chegar a terra prometida e ainda vislumbrar novos horizontes. Acomodação e estabilidade é sinal de fracasso e derrota. Chegar ao porto seguro não é opção, é obrigação.

Para sobreviver neste novo mercado que surge diariamente é preciso ser como os surfistas que não aprenderão jamais a surfar no mar calmo, portanto, para ser gestor nA Empresa Líder do Futuro é preciso ousar, criar, inovar, compartilhar e estar aberto a mudanças, pois estas acontecerão sempre, e de forma diferente a cada novo dia, independente da sua vontade.

Não poderemos esperar o mercado se acalmar, pois assim não conseguiremos enxergar as oportunidades que só as crises nos mostram, e tem mais uma coisa, temos que aprender a conviver com a pressão, pois esta será companheira inseparável do novo mercado.

Antecipar-se às mudanças é saber inovar. Antecipar-se a necessidade e vontade dos clientes é saber se adaptar. O mercado mais do que nunca, pede agilidade, criatividade, ousadia e expertise na hora de decidir e administrar negócios.

É preciso estar conectado com os acontecimentos que movem o novo mercado. É preciso estar preparado para não ser surpreendido pelos concorrentes, e principalmente, é preciso tomar cuidado para não ser cobrado pelo cliente.

Existem várias tecnologias e como exemplo prático podemos citar as redes sociais, elas são grandes e fáceis formas de se manter conectado as tendências do novo mercado, e claro, de estar se relacionando com empresas e pessoas que formam e determinam o rumo dos seus negócios.

Obviamente precisamos selecionar e filtrar as informações que recebemos. É fundamental checar as fontes, não podemos crer em tudo que se apresenta. As informações devem servir como ferramentas para nos auxiliar nas relações com nossos clientes e assim sendo, ter parâmetros que reforcem e agreguem valores para todos da cadeia produtiva faz toda a diferença.

É preciso cativar pela qualidade de seus serviços de uma forma geral, ter uma concepção diferenciada, atraente, envolvente e extremamente objetiva, pois a comunicação, interação e o entendimento com o seu cliente são princípios básicos para os novos tempos. As estratégias para se colocar no mercado precisam levar a resultados rápidos, duradouros e de forma concreta para todos aqueles que as aplicam.

Para aqueles que resistem a enfrentar o novo mercado, alerto: Cuidado!!! Seus clientes e concorrentes já estão neste novo mercado. Saber que o mundo moderno invade sua casa, sua empresa, impõe regras, faz exigências e, ainda, condiciona você a viver referenciando-o como parâmetro para suas decisões, não é nenhuma novidade que você já não tenha conhecimento.

O que você precisa saber e não pode de forma alguma ignorar, é que esse mesmo mercado também já bateu e entrou na porta das casas e empresas concorrentes suas, e o que é pior ou melhor (depende do ponto de vista), também já chegou aos seus clientes e eles já estão se adaptando.

Sabemos que a cada dia, independente do segmento, o mercado se torna mais competitivo e exigente e que para se administrar de forma correta, que dê condições não só da manutenção dos recursos antes desenvolvidos por você, mas para uma evolução deles de forma a possibilitar o crescimento do seu negócio e da sua empresa, você tem que saber investir e, principalmente, onde investir.

Hoje mais do que nunca, temos que desenvolver a habilidade de saber trabalhar o equilíbrio entre razão e emoção, recursos objetivos (tecnologia) e subjetivos (“ser” humano). Na era da inteligência emocional, trabalhar de forma harmonizada é requisito indispensável para o profissional e para a sobrevivência no novo mercado.

Se a concorrência e seus clientes já estão no novo mercado, a sua única saída para se manter vivo nessa revolução é capacitar e profissionalizar seus colaboradores, transformando-os em parceiros comprometidos e dispostos a superarem todas as limitações e atingirem as metas e objetivos da empresa.

Portanto, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje: Se a sua empresa ainda não é “A Empresa Líder do Futuro”, cuidado, pois o novo mercado não possibilita uma segunda chance e muito menos uma segunda oportunidade.

Alexandre Xavier

Coach Corporativo

AM2 Soluções Acadêmicas